SEO

Qual a importância do SEO pro seu negócio?

Douglas Rangel Escrito por Douglas Rangel em 17 de janeiro de 2020

Para qualquer negócio, rankear no topo das pesquisas do Google é uma conquista que pode trazer muitos retornos positivos. Segundo relatório do do Slingshot SEO, o primeiro lugar na página de resultados do site de buscas ganha 21% dos cliques. A segunda e terceira posições ficam com, respectivamente, 10% e 7% do tráfego. E o número vai diminuindo conforme as posições também vão descendo. Ou seja: se você não é visto logo de cara, não é notado pelo usuário.

Mas, então, como conseguir a relevância para estar entre os principais resultados de busca do Google de maneira orgânica? A resposta tem três letras e é uma sigla muito conhecida para o marketing de conteúdo: SEO. A seguir, entenda melhor o que é e qual a importância do SEO para o seu negócio.

O que significa SEO?

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization. Traduzindo, é uma prática feita para otimizar os mecanismos de busca. A partir do entendimento de como funcionam os algoritmos de busca do Google, é possível aplicar técnicas que ajudarão sua página a rankear bem.

E qual a importância do SEO pro meu negócio?

Como os números mostrados acima comprovam, os primeiros resultados de pesquisa do Google recebem o maior tráfego. Ou seja: se o seu site ou o site da sua empresa consegue ocupar a tão desejada vaga no topo, isso trará visibilidade justamente em um momento ativo do usuário  quando ele está pesquisando algo que o interessa —  e ainda aumentará a percepção de credibilidade da sua marca.

Além disso, o SEO tem como uma de suas principais vantagens a mensuração dos resultados. Segundo pesquisa feita pela Econsultancy/Adestra, 32% dos profissionais consideram o retorno sobre investimento (ROI) em SEO excelente. Isso faz com que a estratégia seja a mais bem colocada quando o assunto é retorno do investimento no marketing de conteúdo. Logo depois vem e-mail marketing, com 22%, e links patrocinados, com 19%.

Principais técnicas de SEO pra aplicar no seu site

Para trabalhar com uma estratégia de SEO de maneira eficiente, é necessário entender alguns pontos chave que vão ajudar o seu site a rankear bem. Entenda um pouco mais sobre como funciona cada um desses pontos:

1 – Palavra-chave

As keywords ou palavras-chave devem ser o ponto de partida de uma estratégia de SEO. Antes de definir o tema ou o título que será tratado, é importante elencar palavras-chave que dialoguem com o seu propósito e que têm potencial para levar as pessoas certas para a sua página.

O próprio Google oferece uma ferramenta que pode ajudar nesse quesito, o Keyword Planner. Por lá, é possível planejar que palavras serão mais efetivas e trarão retorno ao utilizar a estratégia de SEO.

2 – Título e URL

Definida a palavra-chave, é preciso fazer com que ela esteja presente no título e URL da sua página ou conteúdo. Uma dica é optar por colocá-la logo no início do título, para atrair a atenção do usuário e garantir que ela não ficará escondida no final da frase, podendo até ser cortada a depender do tamanho da tela. No caso da URL, você pode trocar aqueles números todos por uma versão encurtada do seu título com a keyword.

3 – Conteúdo relevante

De nada adianta escolher boas palavras-chave se o seu conteúdo não acrescentar nada ao assunto. Tanto os usuários quanto o mecanismo de busca dará preferência à um conteúdo de relevância, que supre a necessidade dos usuários e responde suas perguntas de maneira eficiente.

No corpo do conteúdo, garanta um número considerável de menções à palavra-chave, principalmente em headliners (os h2). Mas lembre que não adianta abusar da palavra se não fará sentido no texto. O Google pode punir essa prática se feita de maneira excessiva.

4 – Link building

O link building (trabalho com links internos e externos) é um dos critérios utilizados pelos algoritmos dos sites de busca. Mas, assim como não adianta abusar da palavra-chave ao longo do texto sem razão, encher seu conteúdo de links que não contribuem com o que você está trazendo não ajuda em nada.

E, nesse caso, ser linkado por outros sites também pode ajudar o seu rankeamento. Com isso os mecanismos de buscas irão entender que sua página é relevante. Por isso, parcerias e troca de menções podem ser úteis (novamente, se fizerem sentido).

5 – Site responsivo

De nada adianta seguir todas as estratégias acima se, no fim das contas, o usuário chegar a um site que não oferece uma boa experiência. Por isso a importância de fazer com que sua página seja responsiva, intuitiva, e otimizada para conversões, como ajudo a fazer para garantir que seu site esteja no topo do Google.